top of page

Editorial

#005 - Mai./2024

_f6f326fb-a2d7-4909-9562-13960a2615ca.jpg

Abril se despede e nossa revista completa 5 meses de intensa atividade, com um mosaico literário rico em reflexões e descobertas. Este mês, celebramos o Dia do Trabalhador e, por que não refletir a arte literária como um ofício? Em nossa reportagem especial "Trabalho e tinta: Os trabalhadores na literatura brasileira", mergulhamos em uma conversa enriquecedora com a filósofa e escritora Marcia Tiburi, que lança luz sobre a representação dos trabalhadores nas páginas de nossa literatura e, principalmente dos escritores em seu ofício de forjar palavras.


Além disso, nossos leitores têm o privilégio de mergulhar em entrevistas exclusivas que ampliam horizontes e inspiram novas reflexões. O

renomado jornalista, escritor e editor angolano de ascendência portuguesa e brasileira, José Eduardo Agualusa, compartilha suas visões em uma conversa reveladora. Enquanto isso, a socióloga, escritora e contadora de histórias Ângela de Carvalho nos conduz por um diálogo instigante sobre leitura, educação e cidadania.

Em uma outra perspectiva, o escritor Bruno Muniz nos brinda com seu relato sobre a experiência de escrever o romance "Emília" em formato de folhetim, resgatando a tradição literária e adaptando-a aos meios eletrônicos contemporâneos.

E não podemos deixar de mencionar nossas colunas, que são verdadeiros pontos de encontro para os amantes das letras. Com a contribuição dos escritores Bruno Muniz, Luíz Horácio, Lulih Rojanski e Mathias de Alencar, além dos nossos parceiros do clube de leitura Café com Letras, a diversidade de temas e estilos enriquece ainda mais nossas páginas. E, claro que não podemos esquecer do nosso cartunista Ronaldo Rony, que toda semana nos brinda com uma nova aventura do Capitão Açaí.

Além disso, nossos leitores podem desfrutar da resenha do talentoso jornalista e escritor Elton Tavares sobre o livro O Centauro e As Amazonas, do imortal Fernando Canto, e saudar a estreia de nossa querida amiga, a jornalista e poeta Ana Anspach, que nos presenteia com uma resenha sensível e perspicaz do livro Mais um Grito, de Bruna Menezes.

E as boas notícias não param por aí! As inscrições para a antologia Muruwakã - Poetas do Amapá foram um sucesso, com mais de 60 poetas cuidadosamente selecionados. O projeto está em fase final de diagramação e em breve seguirá para a etapa de impressão, com lançamento previsto para o próximo mês de junho.

Em resumo, maio nos presenteia com uma descobertas, reflexões e encontros inspiradores. Boa leitura!

bottom of page