top of page

Editorial

#005 - Mai./2024

_f6f326fb-a2d7-4909-9562-13960a2615ca.jpg

Abril se despede e nossa revista completa 5 meses de intensa atividade, com um mosaico literário rico em reflexões e descobertas. Este mês, celebramos o Dia do Trabalhador e, por que não refletir a arte literária como um ofício? Em nossa reportagem especial "Trabalho e tinta: Os trabalhadores na literatura brasileira", mergulhamos em uma conversa enriquecedora com a filósofa e escritora Marcia Tiburi, que lança luz sobre a representação dos trabalhadores nas páginas de nossa literatura e, principalmente dos escritores em seu ofício de forjar palavras.


Além disso, nossos leitores têm o privilégio de mergulhar em entrevistas exclusivas que ampliam horizontes e inspiram novas reflexões. O

renomado jornalista, escritor e editor angolano de ascendência portuguesa e brasileira, José Eduardo Agualusa, compartilha suas visões em uma conversa reveladora. Enquanto isso, a socióloga, escritora e contadora de histórias Ângela de Carvalho nos conduz por um diálogo instigante sobre leitura, educação e cidadania.

​

Em uma outra perspectiva, o escritor Bruno Muniz nos brinda com seu relato sobre a experiência de escrever o romance "Emília" em formato de folhetim, resgatando a tradição literária e adaptando-a aos meios eletrônicos contemporâneos.

​

E não podemos deixar de mencionar nossas colunas, que são verdadeiros pontos de encontro para os amantes das letras. Com a contribuição dos escritores Bruno Muniz, Luíz Horácio, Lulih Rojanski e Mathias de Alencar, além dos nossos parceiros do clube de leitura Café com Letras, a diversidade de temas e estilos enriquece ainda mais nossas páginas. E, claro que não podemos esquecer do nosso cartunista Ronaldo Rony, que toda semana nos brinda com uma nova aventura do Capitão Açaí.

​

Além disso, nossos leitores podem desfrutar da resenha do talentoso jornalista e escritor Elton Tavares sobre o livro O Centauro e As Amazonas, do imortal Fernando Canto, e saudar a estreia de nossa querida amiga, a jornalista e poeta Ana Anspach, que nos presenteia com uma resenha sensível e perspicaz do livro Mais um Grito, de Bruna Menezes.

​

E as boas notícias não param por aí! As inscrições para a antologia Muruwakã - Poetas do Amapá foram um sucesso, com mais de 60 poetas cuidadosamente selecionados. O projeto está em fase final de diagramação e em breve seguirá para a etapa de impressão, com lançamento previsto para o próximo mês de junho.

​

Em resumo, maio nos presenteia com uma descobertas, reflexões e encontros inspiradores. Boa leitura!

bottom of page