top of page
Captura de tela 2024-03-28 230050.png

Mais um Grito: Um legado de amor

O livro Mais um grito (Brilho Coletivo; 2024), obra póstuma de Bruna Menezes, sob o pseudônimo Unka, foi lançado por sua mãe, Lidiane Menezes, no dia 10 de abril de 2024, quatro anos após a partida prematura da autora, aos 21 anos. A obra reúne trabalhos artísticos inéditos - poemas, desenhos e fotos - que tocam o coração e inspiram a alma.

Bruna Menezes estudava Artes Visuais na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e possuía uma conexão íntima com a arte. Desde os 14 anos manifestava seu talento desenhando e escrevendo poemas que expressam sentimentos intensos, paixões, dores, saudade e o processo de autodescoberta, incluindo a aceitação de sua homossexualidade.

 

A emoção e às vezes a melancolia se faz presente em cada página de Mais um grito. E aflora em mim, a vontade de acolher e abraçar cada palavra. Escrito com uma linguagem de fácil compreensão, envolve e oferece uma viagem ao mundo interior de Bruna – seus pensamentos, conhecimentos e valores, ao mesmo tempo em que abre uma tênue cortina que desvenda seus desejos e (in)seguranças.

 

Seus poemas têm a sensibilidade e a simplicidade como características e nos leva a repensar as verdadeiras riquezas e o que devemos priorizar. O leitor é guiado pelas mãos talentosas de uma jovem que nos relembra a todo instante, o quanto o viver é uma dádiva efêmera. Bruna, com seu coração puro e curiosidade, nos ensina a enxergar a vida com um novo olhar.

Mais um grito é único e atemporal. As mensagens poéticas falam do nosso dia a dia e de sensações comuns muitas delas, provavelmente já vivenciadas pelo leitor. O diferencial desse livro está no fato do leitor ser tocado de forma única. São inúmeras as passagens reflexivas dessa obra. Separei algumas:

 

Desculpe-me, por não saber te amar como você merece.

Sonhe o que for. Mas, não deixe de sonhar.

(...) o tempo não perdoa. Ele voa.

Essa constante guerra do eu cansa.

Boa leitura!

Ana Anspach é poeta, graduada em Publicidade e Propaganda e tem licenciatura no Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional. Carioca, radicada no Amapá desde 1995. É membro da Associação Literária do Estado do Amapá - ALIEAP, do grupo litero-musical Coletivo Juremas, do grupo Abeporá das Palavras, da Academia de Letras Guimarães Rosa - ALEGRO e da Academia da Liberdade e Independência Poética - CLIP.
Lançou o livro A Trilha do Mar em 2018.

Comentários (12)

Guest
May 06

Amei conhecer um pouquinho da Bruna por meio de suas palavras tão assertivas e sensíveis. Obrigada por compartilhar conosco essa preciosidade.

Curtir
anspachbr
May 06
Replying to

Obrigada!

Curtir

Guest
May 04

Ana, muito obrigada pela sua sensibilidade de falar de minha Bruna. Fiquei emocional com tanto carinho e respeito ao mesmo tempo. Fico feliz que as poesias e arte de Bruna venha a tocar os corações de muitas pessoas. Bruna era examente desse jeitinho, intensa em tudo .

O livro "Mais um Grito " ele vem a falar sobre sua essência que foi ela, muitos sentimentos aqui foram reprimidos, talvez Bruna não conseguiu deixa-los leves , por diversos motivos e sem dúvida que nem ela sabia lidar com tantos sentimentos ao mesmo tempo em aceita -lo como sua identidade artística. Ana, você é grandiosa!

Deixo aqui meus parabéns pelo trabalho brilhante como a Bruna apaixonada.

Curtir
anspachbr
May 06
Replying to

O trabalho de Bruna é tocante. Obrigada por suas palavras.

Curtir

Guest
May 02

A clareza com que escreve não deixa dúvidas quanto a sua competência e nos conduz “obriga” a ler a obra!

Curtir
Guest
May 02
Replying to

Muito obrigada!

Curtir

Bruno Muniz
Bruno Muniz
May 02

Ana, querida, que história triste e ao mesmo tempo bela. Que sensibilidade você teve para nos trazê-la. Adorei os versos que você separou. Parabéns pelo texto.

Curtir
Guest
May 02
Replying to

Obrigada amigo querido.

Curtir

Guest
May 01

Ana é o mar em poesia.

Curtir
Guest
May 02
Replying to

Que lindeza ... obrigada!

Curtir

ilnete ferreira brazão rabelo
ilnete ferreira brazão rabelo
May 01

Ana, uma excelente profissional

Curtir
Guest
May 01
Replying to

Muito obrigada!

Curtir
bottom of page