top of page
Buscar
  • Foto do escritorSilvio Carneiro

Selo Off Flip promove literatura independente e premia cordelistas



A editora Selo Off Flip, que tem sede em Paraty, é conhecida por valorizar autores iniciantes, mas também conta com nomes consagrados em seu catálogo. A editora é comandada pelo escritor e filósofo Ovídio Poli Junior, que foi o responsável pela curadoria literária da Off Flip, um evento que acontecia paralelamente à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e que oferecia atividades gratuitas e abertas ao público, como saraus, oficinas, lançamentos e debates, com a participação de escritores nacionais e estrangeiros. Em 2014, o Selo Off Flip assumiu a organização da Off Flip das Letras, que segue o mesmo formato.

A editora ganhou destaque no cenário literário internacional ao participar de eventos e feiras no Brasil e no exterior. Em 2013, alguns de seus livros estiveram na Feira de Frankfurt, que homenageou o Brasil naquele ano. Em 2023, 32 títulos do seu catálogo foram comprados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Uma das iniciativas da editora é o Prêmio Off Flip de Literatura, que está em sua 19ª edição e já recebeu reconhecimento no âmbito lusófono, sendo finalista do Prêmio Vivaleitura, concedido pelo Minc, MEC e OEI entre quase 2 mil projetos literários em andamento no país. As coletâneas da edição 2023 foram lançadas no Sesc Paraty durante a FLIP e enviadas pelo correio aos participantes (o código de rastreamento é informado por e-mail).

O Selo Off Flip também lançou em 2022 e 2023 diversas antologias de diferentes gêneros literários, como Cartas para o futuro; Entre caveiras, lupas, sótãos: contos de terror, suspense e mistério; Nos limites do real: contos fantásticos e de ficção científica; +Humor; NÓS: textos de autoria feminina; Nordestes e Amazônia. Atualmente, a editora está com inscrições abertas para a antologia Brasil em cordel.

A antologia tem tema livre e aceita textos inéditos de literatura de cordel. Podem se inscrever autores e autoras de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil ou no exterior. Os textos serão pré-selecionados por uma curadoria indicada pela editora e avaliados na fase seguinte pelo próprio Ovídio Poli Junior, que é mestre em pedagogia e doutor em literatura brasileira pela USP. Os três melhores textos serão premiados com 10 mil reais no total: 5 mil reais (1º lugar), 3 mil reais (2º lugar) e 2 mil reais (3º lugar). Os textos serão publicados de forma colaborativa em uma antologia, que será enviada pelo correio. Os 20 melhores textos terão destaque na antologia, que reunirá também os demais textos selecionados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da editora (aqui), até o dia 21 de fevereiro. É importante ler o regulamento antes de finalizar a inscrição.

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page