Festival Imagem-Movimento comemora 20 anos de cinema na Amazônia e encerra inscrições com recorde histórico
- juliarojanski
- há 4 minutos
- 2 min de leitura

O cinema produzido no Amapá e amazônico vive um momento histórico. O Festival Imagem-Movimento (FIM), o mais antigo festival de cinema do Norte do país, chega à sua 20ª edição com o espírito de festa e resistência que marca sua trajetória.
Ao longo dos anos, o FIM tem sido uma grande janela por onde passaram histórias, olhares e vozes de todo o Brasil, e de outros países que encontraram nas telas do extremo Norte um espaço de encontro e potência criativa.
As inscrições para esta edição já foram encerradas, e o resultado foi de 528 produções nacionais e internacionais que se inscreveram, incluindo filmes da Argentina, Cuba e Peru. No Amapá, o movimento também foi intenso, 53 produções locais confirmaram presença, reafirmando a força e a diversidade do audiovisual amapaense.
Em edições anteriores, o festival já havia recebido cerca de 400 inscrições. Este ano, o marco foi superado, reforçando o alcance e o reconhecimento que o FIM conquistou ao longo dos anos. Os filmes classificados sem legendas receberão esse recurso como cortesia da produção do festival, reafirmando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão.
Além da mostra principal, o festival também valoriza o cinema produzido no estado com o Prêmio Gengibirra de Audiovisual, que nesta edição premiará duas obras amapaenses, uma de documentário e outra de ficção com R$ 2.000 e o troféu de Filme Destaque.
Antes mesmo de iniciar as exibições, o FIM já vem deixando sua marca nas comunidades. Em parceria com o Clube de Cinema do Amapá, o festival realizou uma vivência poética e educativa na Escola Quilombola Estadual Lagoa dos Índios, conduzida pela artista Carla Antunes.
A oficina mergulhou no audiovisual como ferramenta de educação e transformação, mostrando que é possível “gravar com a imaginação” e olhar para o território com mais sensibilidade e pertencimento.
Com espírito de partilha e criação coletiva, o Festival Imagem-Movimento segue fortalecendo laços, ampliando horizontes e comemorando 20 anos de cinema feito na Amazônia.
A 20ª edição do FIM acontece de 7 a 13 de dezembro de 2025, em Macapá (AP), com uma programação cultural diversificada.
O projeto é realizado com recursos da Lei de Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, por meio dos Editais Secult/Ap PNAB Nº 001/2024 e Fumcult/Ap PNAB Nº 04/2024.
Mais informações: @festivalfim
Comentários