top of page

Projeto "Toca do Saci Itinerante" leva teatro e cultura amazônica a comunidades de Macapá

  • juliarojanski
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Texto: Mary Paes


ree

Atividades gratuitas estão sendo realizadas a partir de hoje (29), até o dia 5 de setembro em escolas públicas, priorizando bairros periféricos e comunidades com menos acesso a atividades culturais


Uma iniciativa que une arte, educação e identidade amazônica ganha vida em Macapá. Trata-se do projeto Toca do Saci Itinerante, idealizado por Rute Xavier — professora, escritora, atriz e uma das principais referências na promoção da leitura e das artes cênicas no estado do Amapá. A abertura do projeto se iniciou nesta sexta-feira (29), às 14h, na Escola Estadual Josefa Jucileide, e segue pelo mês de setembro, em mais quatro unidades de ensino.


As ações são gratuitas e realizadas em escolas públicas, priorizando bairros periféricos e comunidades com menos acesso a atividades culturais.


Todas as intervenções são adaptadas ao ambiente escolar e seguem diretrizes de acessibilidade, diversidade e inclusão, promovendo uma experiência rica e acolhedora para todas as crianças participantes.


A idealizadora do projeto, Rute Xavier, explica que a proposta tem como base o trabalho já consolidado da Toca do Saci, ponto de cultura independente, localizado no bairro Pacoval.


“Agora, essa experiência expandida chega a cinco comunidades diferentes da cidade, levando uma programação lúdica, educativa e profundamente enraizada na valorização da cultura regional”, evidencia a atriz.



ree

O destaque do projeto é a peça teatral “O Saci Que Não Tinha Uma Perna Só”, com mais de 11 anos de história e assistida por mais de 50 mil crianças ao longo da sua trajetória. A montagem, que encanta os pequenos com suas mensagens e personagens cativantes, nesta edição conta ainda com a presença da boneca Filomena, que ganha vida e interage com o público, tornando o espetáculo ainda mais envolvente.

Além da apresentação teatral, o projeto inclui mediação de leitura, contação de histórias, pintura facial e brincadeiras educativas, criando um circuito completo de vivência artística e pedagógica para o público infantil.


CRONOGRAMA


- 29 de agosto | 14h

Escola Estadual Josefa Jucileide

- 1º de setembro | 8h30

Escola Estadual São Lazaro

- 3 de setembro | 14h

Escola Estadual Esther da Silva Virgolino

- 5 de setembro | 14h

Escola Estadual José Bonifácio


Além das escolas citadas, mais uma escola será atendida com o projeto, ainda no mês de setembro.


FICHA TÉCNICA - O SACI QUE NÃO TINHA UMA PERNA SÓ


- Texto de Adan Lucas, Claudevânia Carvalho e Rute Xavier;

- Direção: Rute Xavier;

- Assistente de direção e direção musical: Adriana Raquel;

- Atores: Tia Eli, Eugênia Mesquitta e Adan Lucas;

- Músicos: Adriana Raquel e Maelson Mascarenhas;

- Figurino: Rute Xavier.


Este projeto foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Amapá e Secretaria de Estado da Cultura.


Serviço:

Projeto de teatro e cultura amazônica "Toca do Saci Itinerante"

Período: 29 de agosto a 5 de setembro

Data de Abertura: 29 de agosto

Hora: 14h

Local: Escola Estadual Josefa Jucileide

Endereço: Av. Raimundo Pequilo Gomes de Almeida, 147 - Nova Esperança, Macapá – AP


Assessoria de Imprensa: (96)99179-4950

 
 
 

Comentários


bottom of page