top of page

PNLL 2025-2035: Um Brasil que lê é um Brasil que sonha

  • juliarojanski
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura


O Brasil está escrevendo um novo capítulo de sua história com palavras, livros e leitores. Articulado pelos Ministérios da Cultura e da Educação, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035 chega com força total, o programa é um pacto por um Brasil leitor, crítico e criativo.


Com origem na Lei 13.696, o novo PNLL é resultado de um amplo processo participativo, envolvendo escritores, leitores, bibliotecários, editoras, coletivos e redes de todo o país. A proposta é transformar o acesso ao livro em direito, não privilégio.


O plano atua em quatro eixos estratégicos, mirando o futuro com os olhos nas raízes culturais do país. São 1.500 bibliotecas nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, 241 novas bibliotecas nos CEUs da Cultura, bibliotecas itinerantes com os MovCeus, incentivo a festas literárias e fortalecimento da economia do livro.


Mesmo com o desafio de 53% da população não se considerar leitora, o Brasil mostra vitalidade: mais de 300 eventos literários por ano, crescimento nas vendas de livros e o interesse crescente por escrita criativa nas periferias. A leitura aqui não é só papel: ela se adapta ao digital, resgata oralidades, e combate a desinformação. O PNLL entende que ler é mais que decodificar, é formar cidadãos críticos em tempos de "brain rot" digital.


O plano quer além de formar leitores, também reabrir as mil bibliotecas públicas fechadas nos últimos anos, fortalecer políticas de reparação histórica, incluir os invisibilizados e conectar a leitura dos livros à leitura do mundo.

 
 
 

Commentaires


bottom of page