Museu Kuahí promove oficina e mostra de cinema em Oiapoque
- juliarojanski
- há 2 dias
- 1 min de leitura

Nesta sexta-feira (12), das 9h às 12h, será realizada a oficina “Folhas de Cinema”, no Museu Indígena Kuahí - Oiapoque, um espaço de formação e criação coletiva pensado especialmente para fortalecer as autonarrativas indígenas. Das 15h às 17h será realizada mostra de cinema.
A proposta é que os participantes contem suas próprias histórias a partir da sua memória, território, ancestralidade e visão de mundo, utilizando o cinema e a narrativa audiovisual como ferramentas de expressão.
A ideia central é valorizar o entendimento de que cada corpo guarda um arquivo de experiências, que cada fala é um gesto de continuidade cultural e que cada narrativa é um passo para a autonomia e para a luta pela preservação das identidades indígenas.
Trata-se de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Edital Latitude Zero – Secult Amapá/Ministério da Cultura), com realização da Maia Filmes e do Instituto Amazônia Criativa, e apoio do Museu Kuahí.
Será uma oficina prática e reflexiva, que incentiva indígenas a se reconhecerem como protagonistas de suas histórias e a transformarem suas memórias e vivências em narrativas audiovisuais próprias.
Comentários