Mazagão Velho comemora 256 anos com programação cultural e religiosa
- juliarojanski
- há 23 horas
- 2 min de leitura

Mazagão Velho se prepara para festejar, no próximo dia 23 de janeiro, seus 256 anos com uma programação especial que reúne fé, cultura, esporte e lazer. As comemorações irão movimentar a histórica vila ao longo de três dias, reunindo moradores e visitantes em uma grande comemoração marcada pela valorização das tradições locais e da identidade cultural do município.
A agenda comemorativa começa no dia 21 de janeiro, com atividades distribuídas em diferentes espaços da vila. Pela manhã, o Barraco de São Tiago recebe oficinas para crianças e exposição de artesanato. No Museu Rozicema Barreto, o público poderá conferir a exposição Povo de Cultura e Fé, de autoria do jornalista Gabriel Penha, além de ações do programa Superfácil. No período da tarde e da noite, o Palco Biló Nunes concentra uma intensa programação cultural, com show infantil e apresentações de associações culturais, grupos de capoeira, marabaixo, batuque, samba e atrações musicais, como Negro de Nós, Grupo Sem Abuso, Samba New e Pegada de Gorila. A noite encerra com discotecagem do DJ Lucas.
No dia 22 de janeiro, as atividades seguem desde cedo, com exposições de artesanato e ações de cidadania no Barraco de São Tiago, além de ações de saúde na UBS Benedita Queiroz. O Museu Rozicema Barreto mantém a exposição Povo de Cultura e Fé. A programação esportiva inclui vôlei misto e futsal feminino na quadra da Escola Antônia Silva Santos. No Balneário, artistas locais e DJs animam o público durante a tarde. À noite, o destaque é a programação gospel no Palco Biló Nunes, com apresentações de bandas e corais religiosos, mensagem pastoral e fala das autoridades. O encerramento do dia fica por conta da cantora nacional Julliany Souza, atração principal da noite.
O ponto alto das comemorações acontece no dia 23 de janeiro, data oficial do aniversário de Mazagão Velho. A programação inicia ainda de madrugada com a alvorada e segue com a tradicional corrida de 5 km, cortejo, missa campal, representação da chegada dos habitantes, execução dos hinos, salva de tiros, pronunciamento das autoridades e o simbólico corte do bolo comemorativo. Durante o dia, o público poderá visitar exposições culturais, curtir atrações musicais no Balneário e acompanhar atividades esportivas, como a final da Copa Africana Maria do Carmo, torneios e o tradicional queimadão misto.
À noite, o Palco Biló Nunes se transforma em uma grande festa da cultura afro-amapaense, com apresentações de grupos de marabaixo, batuque e folguedos tradicionais, como Raízes do Marabaixo, Foliões de São Benedito, Marabaixo da Gungá e Tambores de Jorge. A programação musical segue com Banda Placa, o cantor Willy Lima e encerra com a aparelhagem Amazônia Fusion, acompanhada do DJ Gaguinho.
Além de reunir atrações regionais e nacionais, a festa, que tem apoio do Senador Randolfe, Governo do Estado do Amapá, FUMCULT, entre outros, reforça o compromisso com a valorização dos talentos locais e com a preservação das manifestações culturais que fazem de Mazagão Velho um dos maiores símbolos históricos do Amapá. A expectativa é que os 256 anos da vila fortaleçam o sentimento de pertencimento da população e consolidem o município como um importante polo cultural e turístico do estado.





Comentários