Gian Danton lança seu novo livro: “Mazagão”
- juliarojanski
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Dia 9 de maio, no Senac Amapá, o professor e escritor Ivan Carlo Andrade de Oliveira, conhecido no mundo literário como Gian Danton, lança seu mais novo livro, Mazagão, uma obra que combina história, ficção e mistério em uma estrutura ousada e criativa.
O título remete à cidade de Mazagão, um lugar singular tanto geográfica quanto historicamente. "É o único caso no mundo de uma cidade que foi transportada de um continente para outro", destaca o autor, referindo-se à migração da antiga Mazagão africana, no Marrocos, para a Amazônia brasileira no século XVIII.
É nesse pano de fundo histórico que Danton desenvolve as 11 histórias do livro — aparentemente independentes, mas que, como um quebra-cabeça, revelam uma narrativa única quando vistas em conjunto.
“A ideia é instigar o leitor”, explica o autor. “O livro é um desafio para o leitor: descobrir o que une as várias histórias, algo que só revelo no último capítulo, nas últimas páginas”.
A obra também se destaca visualmente. As histórias ganham vida com ilustrações de artistas de três cidades brasileiras — Macapá, Manaus e Curitiba — que colaboram para criar um ambiente visualmente rico e multifacetado, em sintonia com a diversidade histórica e cultural que a obra propõe explorar.

Gian Danton, que é professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), tem longa trajetória na literatura e nos quadrinhos. Roteirista desde 1989, é autor de obras na área de comunicação e de romances como O uivo da górgona, Galeão e Cabanagem. É também membro da Academia Amapaense de Letras, consolidando sua presença na cena cultural do estado.
O lançamento de Mazagão será aberto ao público e acontecerá às 19h, no auditório do Senac Amapá, localizado na Avenida Henrique Galúcio, nº 1999. O evento é um convite à descoberta de uma cidade que atravessa mares, séculos, e agora, páginas.
Commentaires