Fortaleza de São José recebe pesquisadores para resgatar acervo
- juliarojanski
- há 1 minuto
- 1 min de leitura

Nesta segunda-feira (22), a Fortaleza de São José de Macapá se tornou um importante espaço para o avanço da a preservação da memória histórica do Amapá. Pesquisadores contemplados por edital lançado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) iniciaram os trabalhos que integram o processo de restauração e requalificação do monumento.
A iniciativa tem como objetivo subsidiar futuras exposições dentro da Fortaleza, a partir de uma pesquisa aplicada sob demanda, que vai reunir informações relevantes sobre a história e a arqueologia do local. Entre os focos do levantamento está o resgate de materiais que compõem o acervo da fortificação, mas que hoje se encontram espalhados por diferentes partes do mundo.
O mapeamento minucioso, aliado ao rigor científico, pretende devolver ao Amapá fragmentos essenciais de sua própria história. O resultado será um material robusto, que além de enriquecer as exposições, também irá alimentar o Centro de Referência do Museu Fortaleza.
Com isso, a Fortaleza de São José de Macapá não será apenas um espaço de visitação e turismo, mas também um polo de pesquisa e memória. A expectativa é que, com a reinauguração, o local se consolide como um dos mais importantes equipamentos culturais do estado, unindo preservação patrimonial, conhecimento científico e valorização da identidade amazônica.
Comentários