Festividades culturais marcam aniversário de Macapá na Praça da Bandeira
- juliarojanski
- há 31 minutos
- 2 min de leitura

É hoje que a Praça da Bandeira será tomada por uma ampla comemoração da cultura amapaense, reunindo tradições populares, expressões artísticas contemporâneas e uma programação musical diversa. As atividades marcam a abertura oficial das festividades culturais que comemoram os 268 anos de Macapá, com eventos gratuitos e abertos ao público.
A programação de hoje (3) começa às 18h e está organizada em torno de cinco eixos centrais: movimentos tradicionais, artes visuais, literatura, música autoral e samba. Um dos destaques da noite é o espaço “Cultura na Praça”, que propõe a integração entre artes marciais, literatura e artes visuais. Rodas de capoeira conduzidas por associações e mestres reconhecidos movimentam o início do evento, com a participação da Associação de Capoeira Bimbinha, Grupo de Capoeira Rumo Novo, Capoeira Conexão Quilombola, Grupo Harmonia Arte Capoeira e ASFA Capoeira.
Ainda nesse eixo, o público poderá circular por espaços dedicados à literatura e às artes visuais. Estão previstas uma Tenda Literária, um Varal de Poesia, exposições de artes visuais, além de áreas para exibição e comercialização de livros. A Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Amapá também promove uma sessão de autógrafos, aproximando autores e leitores.
A tradição do Marabaixo ocupa lugar central na programação, reafirmando seu papel como elemento fundamental da identidade cultural de Macapá. Grupos como MOJAAP, Raízes da Favela e Herdeiros da Tradição se apresentam ao longo da noite, levando à praça ritmos, cantos e danças que atravessam gerações.
Outro ponto alto do primeiro dia é o show de música autoral amapaense, que reúne compositores e intérpretes locais de diferentes estilos. Entre os nomes que integram a programação estão Patrícia Bastos, Osmar Jr., Zé Miguel, Brenda Melo, Deize Pinheiro, Senzalas, Afro Criau, Negro de Nós, MC Deeh, Pretogonista, Mayara Braga, Fineias Nelluty, Pezão, Beto Óscar e Helder Brandão, entre outros artistas que representam a diversidade musical do estado.
Encerrando a noite, das 21h30 às 23h, o Bloco Samba promove uma grande roda de samba com participação de artistas macapaenses, como Os Moreiras, Jefferson Shory, Aureliano Neck, Helô Melem e Samba do Salgado, criando um clima de confraternização e festa coletiva.
Amanhã, dia 4 de fevereiro, a programação se desloca para as ruas da cidade, reforçando a ocupação dos espaços urbanos pela cultura popular. A partir das 9h, um Cortejo de Marabaixo reúne diversos grupos em um percurso que sai da Catedral São José em direção à Escola Guanabara. A atividade simboliza a presença ancestral no centro da cidade e conta com a participação do Marabaixo do Laguinho, Tia Sinhá, Filhos da Terra e Marabaixo da Juventude.
O encerramento das festividades acontece novamente na Praça da Bandeira, a partir das 18h, com o segmento “Toca Tudo”, que propõe uma mistura de ritmos e estilos. A programação inclui apresentação do DJ Ferrari, às 19h, seguida de um palco rotativo com artistas como Núbia Souza, Suellen Braga, Josy Santos, Karla Carvalho e Ale Moraes, encerrando a noite com o show nacional do Pablo do Arrocha a partir das 21h30 marcando o fim de dois dias dedicados à valorização da cultura amapaense em suas múltiplas formas.





Comentários