Festival de Samba-Enredo da LIESAP agita Fortaleza com apresentação das 10 escolas do Amapá
- juliarojanski
- há 12 horas
- 1 min de leitura

O clima do Carnaval 2026 já começa a tomar conta do Amapá. Amanhã, 13 de dezembro, o Anfiteatro da Fortaleza de São José será espaço para o Festival de Samba-Enredo da LIESAP, reunindo a energia, o ritmo e a tradição das escolas de samba do estado. A festa começa às 16h e irá mobilizar foliões, torcidas organizadas e amantes da cultura popular.
As 10 escolas de samba filiadas à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá sobem ao palco para apresentar, pela primeira vez, os sambas que vão embalar seus desfiles em 2026. Participam do festival: Império do Povo, Maracatu da Favela, Piratão, Boêmios do Laguinho, Piratas Estilizados, Embaixada de Samba, Solidariedade, Emissários da Cegonha, Império da Zona Norte e Unidos do Buritizal.
O evento, além de apresentar oficialmente os hinos de cada agremiação, também serve como termômetro da folia, já que a participação do público é um dos elementos observados pelos jurados. A vibração das torcidas, a familiaridade com os refrãos e o engajamento da comunidade fazem toda a diferença, e podem influenciar na avaliação final.
Com a mistura de tradição, batucada e muita paixão pelo carnaval, o Festival de Samba-Enredo reafirma o papel das escolas como guardiãs da cultura popular e da memória do povo amapaense.
O evento será realizado com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e Governo do Estado do Amapá, é gratuito e aberto a todos os públicos.

