top of page
Foto do escritorSilvio Carneiro

Favela Literária 2024 divulga programação e promete três dias de imersão cultural no SEBRAE Amapá



Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o SEBRAE Amapá será palco de um dos mais vibrantes eventos literários do estado: a Favela Literária 2024, parte integrante da Expo Favela Innovation Amapá. Com uma programação diversa e rica em atividades culturais, a Sala de Integração será o epicentro de debates, lançamentos de livros, saraus e performances artísticas, destacando a produção literária periférica e a resistência cultural.


Abertura em Grande Estilo


A abertura do evento acontece no dia 8 de agosto, às 18h, com um grande sarau que contará com oito declamações poéticas. Ana Cléia, Tiago Quingosta, José Maria, Ana Paula Barata, Rayg, Jamila Araújo, Maíra Nunes e Amanda prometem emocionar o público com seus poemas. Logo em seguida, às 19h, a Grande Mesa Receptiva do Conselho Editorial do Senado (Cedit) abordará o tema "Novas Perspectivas para a Produção Literária no Amapá", com a participação de figuras ilustres como o senador e presidente do Cedit Randolfe Rodrigues e os conselheiros Fernando Canto, Alcinéa Cavalcante, Esmeraldina dos Santos e Joãozinho Gomes. A mesa será mediada por Kássia Modesto.


Uma Sexta-feira de Atividades para Todas as Idades


A sexta-feira, 9 de agosto, começa com uma intervenção teatral "In Solos Tucuju" às 9h, seguida por contações de histórias com Rute Xavier e Márcia Galindo. A partir das 10h30, a roda de conversa "A Literatura na Construção Identitária das Infâncias Amazônicas" reunirá especialistas como Judi Brasil, Cricilma Ferreira, Yasmin Aguiar, Angela de Carvalho e Ronaldo Rony, mediada por Sereia Caranguejo.


O período da tarde será marcado por mais contações de histórias, lançamentos de livros de autores como Ana Cristina Tracaioly, Sophia Pinheiro, Luany Pena, Camila Rocha, Cesar Mathias e Gabriel Yared. Breves recitais darão voz a poetas como Poeta Inflamada, Mary Paes, Ana Anspach, Taline do Carmo, Raule Assunção, Isabela Fênix e Jojo Dieira.


Encerrando o dia, às 18h35, a roda de conversa "A Escrita de Resistência - A Literatura como um Caminho para a Diversidade de Narrativas Periféricas do Amapá" contará com a participação de Piedade Videira, Sebastião Menezes (Seu Sabá), Mariana Alves, Ivaldo Souza e Cláudia Flor d’Maria, mediada por Pat Andrade.


Encerramento com Foco na Literatura Negra


O último dia, 10 de agosto, começa novamente com a intervenção teatral "In Solos Tucuju" e contações de histórias, desta vez com Lorrana Maciel e Esmeraldina dos Santos. A roda de conversa "Desafios e Perspectivas do Mercado Editorial no Amapá" trará insights de Silvio Carneiro e Lulih Rojanski (Revista Literária e Editora O Zezeu), Bruno Muniz e Wirle Santos da Silva (Olili), mediada por Lorrana Maciel.


O sábado à tarde será repleto de lançamentos de livros de autores como Camila Aguiar, Cláudia Flor d’Maria, Dozanes, Francisco Soares da Silva, Joás Jacinto da Silva e Negra Áurea. Recitais e intervenções teatrais continuarão a animar o público, culminando na roda de conversa "Literatura Negra - As Escrevivências da Diáspora Africana no Amapá" com Sereia Caranguejo, Durica Almeida, Natanael Dobaluaê, Daniel Silva e Negra Áurea, mediada por Mariana Alves.


Para fechar com chave de ouro, uma intervenção de Marabaixo com o grupo Marabaixeiro Reisalina Ferreira Tomaz, de Tartarugalzinho, promete envolver o público em um clima de celebração cultural e resistência.


Organização e Curadoria


O evento conta com a produção executiva e curadoria de Aldine Moura, Alzira Nogueira, Jéssica Thaís Lima e Pat Andrade, garantindo uma programação diversificada e de alta qualidade que promete marcar a cena cultural do Amapá em 2024.


A Favela Literária 2024 é uma oportunidade imperdível para se conectar com a rica e diversa cultura periférica do Amapá, celebrar a literatura e promover discussões importantes sobre identidade, resistência e mercado editorial. Não perca!

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page