Amapá é o primeiro estado a aderir 100% ao PAR da Lei Aldir Blanc
- juliarojanski
- há 1 minuto
- 1 min de leitura

O estado do Amapá alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro do Brasil a garantir 100% de adesão ao Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Essa adesão significa que todos os 16 municípios amapaenses enviaram seus planos detalhados ao Ministério da Cultura (MinC), assegurando o recebimento de recursos federais destinados ao fomento da cultura local.
O PAR é uma etapa essencial para a liberação dos recursos da PNAB, que, no segundo ciclo, destina R$ 3 bilhões anuais para estados e municípios. O preenchimento do plano deve ser realizado na plataforma CultuBR, após consultas públicas que envolvem a sociedade civil na definição das prioridades culturais de cada território.
A coordenadora do escritório do MinC no Amapá, Rayane Penha, destacou que a adesão integral ao PAR representa uma "grande vitória conjunta" entre o MinC, gestores culturais e trabalhadores da cultura. Ela enfatizou que esse avanço proporciona maior segurança e investimento no setor cultural do estado, permitindo o desenvolvimento de mais projetos e a ampliação da visibilidade da cultura amapaense.
Com a adesão completa ao PAR, o Amapá se posiciona como referência na implementação da PNAB, demonstrando o comprometimento do Governo do Estado com o fortalecimento e valorização de sua rica diversidade cultural.
תגובות