top of page

Adeus à Sol do Amapá: Morre aos 94 anos a escritora Maria Helena Amoras

  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura


A literatura amazônica perdeu neste domingo, 11 de maio, uma de suas vozes mais brilhantes. Faleceu, em Belém, aos 94 anos, a escritora e educadora Maria Helena Amoras dos Santos, carinhosamente conhecida como “Sol”. A causa da morte foi uma embolia pulmonar. Ela completaria 95 anos no próximo dia 29.


Nascida no município de Amapá, Maria Helena Solange Amoras del Castillo deixou um legado que transcende a literatura: foi mãe de 11 filhos, avó, bisavó e, recentemente, comemorava a chegada de seu primeiro tataraneto. Uma matriarca devotada à família, à fé e às letras, que acreditava no poder transformador da palavra escrita.


O velório foi realizado no Memorial Metrópole, em Belém. O sepultamento aconteceu hoje (12), em Marituba.


Homenagem em vida na Folia Literária


Maria Helena foi uma das grandes homenageadas da Folia Literária Internacional 2024, realizada em novembro, em Macapá.



A escritora teve sua estreia na literatura publicada ainda tardiamente: em 1988, seus primeiros poemas e contos apareceram na Coletânea Amapaense Poesia e Crônica. Mas foi aos 69 anos que lançou seu primeiro romance, Macapá, um rastro de pirilampos (1999), uma obra autobiográfica. Desde então, vieram outros dois livros: Devaneios (2017), com 58 poesias, e Mais de Mim em Prosa e Verso (2020), publicado quando completou 90 anos.


Uma vida dedicada à cultura e à educação


Maria Helena foi educadora e defensora incansável da cultura do Amapá. Em 2016, foi condecorada com a comenda Notável do Memorial do Estado Amapá, reconhecimento a uma trajetória marcada pela dedicação à formação de novas gerações e à preservação da identidade regional.


A literatura amapaense se despede, neste maio de saudade, de uma de suas grandes escritoras. Maria Helena Amoras deixa páginas marcadas de beleza e memória — e um legado que, certamente, continuará despertando a admiração de leitores por muitas gerações.

 
 
 

Comments


bottom of page