Super Fácil das Águas encanta crianças ribeirinhas com muita diversão em Mazagão
- juliarojanski
- 12 de jun.
- 1 min de leitura

A bordo de um barco que leva cidadania e esperança, o Governo do Amapá está transformando comunidades ribeirinhas por meio do projeto “Super Fácil das Águas – Cidadania que navega até você”. Mas além dos serviços essenciais como saúde, documentação e assistência social, são as crianças que vivem momentos inesquecíveis durante as ações do programa.
Em sua passagem por comunidades de Mazagão, o projeto tem provado que cidadania também se constrói com cultura e imaginação. Enquanto os pais são atendidos por equipes da saúde, justiça e assistência social, os pequenos embarcam em outro tipo de viagem, feita de histórias, cores, teatro e muita brincadeira.
O projeto acontece com o apoio do Núcleo do Programa do Livro Didático (Nuprolid), que transforma espaços simples em encantados. Crianças participam de sessões de contação de histórias, apresentações educativas, atividades de pintura, jogos e momentos lúdicos que unem aprendizado e diversão.
“Eu achei muito importante o Super Fácil das Águas vir aqui na nossa comunidade, porque traz conhecimento para as crianças. A minha filha está se divertindo, pintando, conhecendo novas culturas...”, conta Milene Silva, uma das moradoras do local.
Coordenado pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), o projeto mobiliza mais de 70 servidores e é considerado uma das ações prioritárias do governo estadual. Além disso, será apresentado como política pública inovadora na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, em Belém (PA).
Com o Super Fácil das Águas, o Amapá mostra que a cidadania pode e deve alcançar todos, inclusive os pequenos, que desde cedo aprendem o valor da cultura, da leitura e da participação social.
Comments