Ponto de Cultura Pequeno Beija-flor está de volta e voando alto
- juliarojanski
- 20 de mai.
- 2 min de leitura

O que nasceu como um gesto de carinho e solidariedade no Dia das Crianças, em 12 de outubro de 2024, hoje se consolida e transforma vidas. O Ponto de Cultura Pequeno Beija-flor, localizado na Avenida Bananeira, nº 283, no bairro Brasil Novo, está oficialmente de volta, e com uma programação intensa e cheia de significado.
Em 2025, o espaço cultural retornou à ativa com força total, integrando a programação da Semana Santa promovida pela Cooperativa de Trabalho, Arte e Cultura Imagem e Cia., com uma série de ações de Páscoa e apresentações teatrais que empolgaram a comunidade e marcaram o renascimento deste importante ponto de encontro cultural da periferia de Macapá.
O Pequeno Beija-flor nasceu com a missão de fomentar a cultura em uma área periférica, mostrar novas possibilidades às crianças e adolescentes por meio da arte e reforçar que cultura é um direito, não um privilégio.

Hoje, esse objetivo se materializa em um espaço vivo e comprometido com a formação cidadã e artística. O ponto de cultura oferece oficinas, encontros, descobertas e oportunidades para a comunidade do Brasil Novo. “Queremos que as pessoas enxerguem o próprio bairro como um território de potência, onde se aprende, se cria e se transforma”, explica um dos coordenadores do projeto.
O mês de maio chegou cheio de atividades no Pequeno Beija-flor: No dia 03, foi realizada uma oficina de contação de histórias com o escritor e arte-educador Joca Monteiro. No dia 24, será a vez da oficina de brinquedos recicláveis com Camila Aguiar e no dia 31, uma importante ação social em parceria com o Grupo LASFIM – Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher da UNIFAP, que promove palestras sobre saúde íntima para mulheres e adolescentes, conversa informativa sobre cuidados após a primeira menstruação e orientações sobre prevenção de abusos sexuais.
Durante as palestras, o Espaço Kids oferece pintura de rosto e um cantinho de leitura para que as crianças também sejam acolhidas com cuidado e diversão.
O próximo mês vai ter ainda mais energia criativa com oficinas que aproximam os jovens da linguagem teatral e da música, como oficina de teatro com a Camila Aguiar e oficina de construção de instrumentos de percussão com a Lorena Gomes.
Todas as atividades são gratuitas e realizadas no próprio espaço do Ponto de Cultura Pequeno Beija-flor, que reafirma seu compromisso com uma educação cultural acessível e de qualidade para todos os moradores do Brasil Novo.
Comments