top of page

Poetas, leitores e bibliotecas em cena no Macapá Verão 2025: literatura em reunião urgente da Setorial

  • juliarojanski
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Fotos: Cricilma Ferreira


A literatura não ficará de fora da festa. Em uma reunião convocada em caráter de urgência no último sábado (28), às 16h, a Setorial de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas se reuniu na sede da CUFA – Central Única das Favelas – para discutir sua participação no Macapá Verão 2025, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), através da Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT).


Com 21 participantes presentes, entre escritores e agentes culturais, o encontro teve início às 16h20, e foi marcado por debates, reivindicações e a construção coletiva de propostas para garantir visibilidade ao fazer literário local. A reunião contou com a presença dos conselheiros de cultura do estado, Patrícia Andrade (Pat Andrade) e Pedro Paulo C. Silva Jr. (Pedro Stkls), figuras atuantes na defesa das políticas públicas para o setor.


Durante os informes iniciais, Pat Andrade trouxe à tona uma demanda sensível: a ausência da literatura na programação oficial do Aniversário de Macapá, comemorado em fevereiro. Em conversa prévia com o gestor cultural Caetano Bentes, Pat defendeu a ampliação das vagas destinadas à literatura no Macapá Verão, além da criação de um chamamento público permanente para o segmento.


Caetano Bentes comprometeu-se a avaliar a viabilidade das propostas e já agendou uma nova reunião para esta segunda-feira, 30 de junho, às 9h, na sede da FUMCULT.




A etapa de deliberação da reunião trouxe o frescor da arte coletiva. A plenária decidiu que os nomes que comporão a programação nos diferentes espaços do Macapá Verão 2025 seriam definidos dando prioridade às pessoas presentes na reunião. Os interessados puderam escolher os locais de apresentação, e as vagas remanescentes foram preenchidas por sorteio, entre aqueles que justificaram ausência com antecedência.


A proposta de Pat Andrade de realizar intervenções poéticas com distribuição de poemas em forma de cartões também foi acolhida como um dos diferenciais das ações do segmento durante o festival, unindo literatura e afeto no espaço público.


Confira a escalação literária do Macapá Verão 2025:


Mercado Central

  1. Graça Senna

  2. Claudia Flor D’Maria

  3. Mary Paes

  4. Tiago Quingosta

  5. Pat Andrade

  6. Pedro Stkls

  7. Francisca Kaunna

  8. Poeta Inflamada Adna Selvage


UNA – Quinta-Afro

  1. Ivaldo Sousa

  2. Arilson Sousa

  3. Zé Maria

  4. Sereia Caranguejo

  5. Negra Aurea

  6. Jojo Dieira

  7. Ana Cleia Luz


Parque do Meio do Mundo

  1. Carla Nobre

  2. Judi Brasil

  3. Marcio Barros

  4. Nara Ferreira

  5. Thiago Soeiro

  6. Ana Anspach

  7. Lua Maria

  8. Leacide Moura

  9. Andreia Lopes


Horto Municipal

  1. Cricilma Ferreira

  2. Pedro Henrique

  3. Tia Eli

  4. Jacy Martins

  5. Lu de Oliveira


Um ofício formal será encaminhado à FUMCULT, oficializando os encaminhamentos da reunião e reforçando a presença viva da palavra escrita e falada no Macapá Verão. A literatura resiste, insiste e floresce.

 
 
 

Commentaires


bottom of page