Março literário: Um mês de grandes lançamentos
- Lulih Rojanski
- 2 de mar.
- 2 min de leitura
Março começou e sabemos que a maioria das pessoas está mergulhada no carnaval. Algumas afogadas. Mas a gente, que já pulou para outra fase ou – se você quiser – já está moça de menos para uma exibição na avenida ou para perder as lentes nos blocos, a gente só consegue pensar em livros, embora aqui, no bosque onde habita, até os duendes toquem marchinhas. E ainda que nesses dias de intensas chuvas faça escuro quando a gente acorda, a gente faz um café forte, aproveita pra pensar um pouco no Manuel Bandeira e morre de felicidade toda vez que conclui mais um projeto gráfico de um livro, ou a cada vez que o caminhão da transportadora chega, trazendo livros frescos.
Pois este mês de março, mês da mulher, promete muito movimento para quem é como a gente, que ama a literatura. Serão três lançamentos que destacam a diversidade de vozes femininas na escrita. Desde uma antologia poderosa até obras individuais que cativam leitores de todas as idades, os eventos literários do mês reforçam a efervescência da produção local.
"Sou Matinta" - O grito coletivo das Mulheres Escritoras

No dia 06, às 19h, o Sesc Centro será palco do lançamento da coletânea "Sou Matinta". Organizado e publicado pela editora O Zezeu, a antologia traz textos em prosa e em versos de 72 autoras que fazem parte do movimento Mulherio das Letras Matinta Perera. Uma obra que abre espaço tanto para escritoras experientes quanto para mulheres que publicam pela primeira vez, promovendo um importante diálogo entre gerações e estilos.
"O Que Tem na Bolsa da Mamãe" - A infância nas páginas de Lu de Oliveira

No dia 14 de março, será a vez de Lu de Oliveira apresentar ao público seu primeiro livro, o infantil "O Que Tem na Bolsa da Mamãe". Com ilustrações vibrantes de Artur Andrigues e publicado pela editora O Zezeu, o livro promete divertir e encantar os pequenos leitores com uma narrativa acessível e envolvente. Uma obra que celebra a curiosidade infantil e o imaginário das crianças.
Novo romance de Lulih Rojanski - Um presente para os leitores de "Feras Soltas"

Encerrando o mês, lanço meu segundo romance. Depois da ótima recepção de "Feras Soltas", publicado em 2023 e amplamente discutido por três clubes de leitura de Macapá (Café com Letras, Café com Livro e Café Literário), a expectativa pelo meu novo livro me parece boa. A obra terá ampla divulgação na segunda quinzena de março.
Com esses lançamentos, março se desenha como um mês de celebração para a literatura produzida no Amapá. Um momento de fortalecimento da produção regional e de reconhecimento das vozes femininas que enriquecem a cena literária do estado.
Commentaires