top of page
Buscar
  • Foto do escritorSilvio Carneiro

Literatura produzida no Amapá é destaque em coletânea nacional

Atualizado: 4 de dez. de 2023



Com sede em Paraty, o Selo Off Flip é uma editora que valoriza novos talentos literários, mas que também conta com autores consagrados em seu acervo.

O escritor paulista Ovídio Poli Junior é o diretor da editora, que entre 2006 e 2013 organizou a Off Flip, um evento que acontecia simultaneamente e em parceria com a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e que reunia escritores nacionais e internacionais em atividades culturais gratuitas e abertas ao público, como saraus, oficinas, lançamentos e debates. A partir de 2014, o Selo Off Flip assumiu a curadoria da Off Flip das Letras. ​O Selo ganhou destaque no cenário da festa literária internacional e participou de eventos e feiras literárias no Brasil e no exterior. ​Uma das iniciativas da editora é o Prêmio Off Flip de Literatura, que está em sua 19ª edição e recebeu reconhecimento no âmbito lusófono, sendo finalista do Prêmio Vivaleitura (oferecido pelo Minc, MEC e Organização dos Estados Ibero-Americanos entre quase 2 mil projetos literários em andamento no país).

As coletâneas da edição 2023 foram lançadas em 24 de novembro na programação do Sesc Paraty durante a FLIP. Ainda durante a FLIP houve o lançamento das antologias NORDESTES e AMAZÔNIA, na Casa Ópera, reunindo textos de escritores selecionados em cada uma destas regiões.

Os textos, separados nas categorias Contos, Crônicas e Poesia foram ordenados nas subcategorias Premiados, Destaques e Selecionados. O critério principal, além da qualidade literária que ficou a cargo da curadoria do escritor paraense Airton Souza, vencedor do Prêmio SESC Literatura 2023, foi o de que os textos fossem de autores nascidos ou residentes na região amazônica ou ainda, se os autores fossem nascidos ou residentes em outras regiões, que seus textos estivessem inseridos nos aspectos do universo amazônico. E dentre os selecionados, pelo menos três nomes da literatura produzida no Amapá se destacam: João Casado, Mathias de Alencar e Tiago Quingosta.


João Casado é o estreante entre os três. "Tenho muito material guardado, mas nunca publiquei. Pretendo publicar após a FLIP, tanto a minha dissertação de mestrado quanto os projetos literários passados", diz o escritor que já atuava com literatura em ações sociais em Teresina (PI) e que já participou de diversas exposições literárias. E João estreia em grande estilo, tendo um texto em destaque na categoria Contos _ Alucinação poética à beira do Amazonas _ e outros dois selecionados em Crônicas _ Para Bem, com amor _ e Poesia _ Porrada. "Todos são vivências sobre o Amapá, sendo dois deles relacionados mais especificamente ao Rio Amazonas", afirma João.


Mathias de Alencar já é nome cada vez mais conhecido dentre os escritores que produzem literatura no Amapá. Com uma farta produção acadêmica e outras três obras literárias _ incluindo o recém lançado Ninguém há de doar-se a dois amores (ou Julieta) _ Mathias participa da coletânea Amazônia com o poema De rios feito. "O poema procurou trabalhar um pouco a minha experiência com a vivência na região amazônica, sobretudo em vista da profunda sensação de pertencimento à floresta e às suas águas que o Amapá é capaz de tornar possível", destaca Mathias.


Finalmente, outro nome que brilha na edição é o do poeta, declamador e escritor Tiago Quingosta. Dono de um currículo literário extenso, com mais de vinte anos de carreira Tiago, que é o mais jovem imortal da Academia Amapaense de Letras, ficou em segundo lugar dentre os poemas premiados da coletânea, com Equinocial. "Enormemente feliz de ter ficado em 2º Lugar na chamada para publicação da antologia AMAZÔNIA, categoria Poesia, do Selo Off Flip. Representei meu Amapá com o poema Equinocial, que fala um pouco da nossa existência cálida e mística nestas terras setentrionais, existência essa que é como um batuque-balancê", disse Tiago.


A coletânea Amazônia está à venda no site da Off Flip - https://www.selo-offflip.net/product-page/amaz%C3%B4nia ao preço de R$70. Mas há também a possibilidade de baixar gratuitamente a versão em PDF no link https://www.selo-offflip.net/amazonia.

87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page