Laura do Marabaixo é Homenageada em Salvador com o Prêmio Mulheres de Destaque 2025
- juliarojanski
- 11 de jun.
- 2 min de leitura

Com orgulho transbordando do Norte ao Nordeste do Brasil, a escritora amapaense Laura do Marabaixo será homenageada no próximo dia 15 de junho, em Salvador (BA), com o Prêmio Mulheres de Destaque 2025 – Literarte | Casa do Olodum. A cerimônia será uma tarde de comemoração, inspiração e reconhecimento àquelas que, com coragem, talento e raízes profundas, transformam realidades por meio da arte e da cultura.
Laura, que carrega no próprio nome a tradição do marabaixo – manifestação cultural emblemática do Amapá – ganha projeção nacional por sua contribuição à literatura afro-amazônida com a obra "A Turminha do Laguinho". O livro, que foi a primeira obra publicada pelo selo ZIM, da Editora O Zezeu, é uma ode à infância amapaense, entrelaçando memória, identidade, africanidade e ancestralidade em histórias que emocionam e educam.

A premiação, organizada pela Literarte em parceria com a Casa do Olodum, homenageia mulheres que se destacam em suas áreas por manterem vivas as raízes culturais e por promoverem transformações sociais significativas. No caso de Laura, o reconhecimento é também um tributo à resistência e ao orgulho de um povo que, por meio da escrita, encontra voz e permanência.
Em nota oficial, o Governo do Estado do Amapá, por meio da Fundação Marabaixo, parabenizou a escritora e reafirmou seu apoio às iniciativas que fortalecem a cultura local.
A premiação em Salvador marca um importante momento na trajetória de Laura e na valorização da cultura nortista em âmbito nacional. O troféu é, também, o reconhecimento que reforça a importância de narrativas autênticas que festejam o Brasil profundo. com suas cores, ritmos, histórias e raízes.
Parabéns, Laura do Marabaixo. Que sua escrita continue sendo ponte entre passado e futuro, entre tradição e transformação.
Comments