Governo do Amapá confirma edição 2025 da Quadra Junina e leva o São João a 3 municípios
- juliarojanski
- 11 de jun.
- 2 min de leitura

Em clima de muita animação, o Governo do Estado confirmou que a Quadra Junina 2025 será realizada com estrutura reforçada e um novo formato que irá colocar todo o estado para comemorar.
O anúncio foi feito no dia 29 de maio pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que garantiu a manutenção do apoio logístico e financeiro aos grupos juninos, assim como em 2024. O compromisso inclui transporte diário para os grupos hospedados na capital, hospedagem para delegações dos municípios mais distantes e, claro, toda a infraestrutura necessária para que o tradicional "Arraiá do Povo" aconteça em grande estilo.
De 27 de junho a 1º de julho, a Praça da Bandeira, em Macapá, volta a se transformar na Cidade Junina, um cenário colorido e festivo que recebe quadrilhas estilizadas e tradicionais de todo o estado. O evento, que já se consolidou como um dos maiores eventos da cultura popular no Amapá, será o ponto alto da comemoração.
Eliminatórias descentralizadas ampliam o alcance da festa
E para esquentar os tambores antes do "Arraiá do Povo", a novidade deste ano é a descentralização das etapas eliminatórias, que ganham versões regionais e levam a festa diretamente às comunidades. As seletivas acontecerão nas seguintes datas e locais: 14 de junho – Tartarugalzinho, 15 de junho – Santana e 18 a 21 de junho – Macapá.

A proposta é fortalecer a presença da cultura junina em todo o estado e incentivar a participação local. As etapas são organizadas em parceria com entidades juninas, que vêm desempenhando papel essencial na preservação e renovação das tradições.
Além do suporte garantido pelo governo estadual, os grupos participantes contarão com um reforço importante de uma emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, defensor declarado da cultura amapaense. O recurso ajudará a cobrir custos de produção e fomentar ainda mais o brilho das apresentações.
Com estrutura garantida, apoio financeiro, espírito comunitário e muita cultura popular, a Quadra Junina 2025 será uma das edições mais animadas e democráticas dos últimos anos. Agora, é hora de ensaiar os passos, escolher os figurinos e deixar a tradição tomar conta. O São João no Amapá está mais vivo do que nunca!
Comments