top of page
Buscar
  • Foto do escritorSilvio Carneiro

Festival Literário Pretinhas: Uma celebração da literatura infanto-juvenil negra


Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha será palco do 1° Festival Literário Pretinhas. O evento, com entrada gratuita, é uma iniciativa do Portal Pretinhas, sob a direção de Vilma Queiroz e Renata Poskus.

 

O festival tem como objetivo incentivar a leitura entre o público infanto-juvenil e contará com uma Feira Literária com 20 expositoras autoras negras. Além disso, serão realizadas diversas oficinas inspiradas em livros de literatura infanto-juvenil, incluindo:

 

- Oficina de Grafite, inspirada no livro “Minha Mãe é Negra Sim”;

- Oficina de Dança, inspirada no livro: “Betha, a bailarina pretinha”;

- Oficina de Musicalidade, inspirada no livro: “A menina e o tambor”;

- Oficina de Brincadeiras Africanas, inspiradas no livro: “As brincadeiras africanas de Weza”;

- Oficina de Tranças, inspirada no livro: “Os mil cabelos de Ritinha”;

- Oficina de Artes Plásticas, inspirada no livro: “Da cor que eu sou”.

 

O evento também contará com a apresentação teatral: “Era uma vez… Chapeuzinho Vermelho” e a Batalha de Slam das Pretinhas, com apresentação de Matriarcak.

 

O Festival Literário Pretinhas é uma realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com apoio do Proac, Poiésis e Fábricas de Cultura.

 

Chamada para Autoras Negras e Editoras

 

O festival está com inscrições abertas para autoras negras paulistas que tenham publicado um livro impresso de literatura infanto-juvenil. Editoras que tenham ao menos 3 obras infanto-juvenil com personagens negros ou temática de cultura negra também são convidadas a participar da feira de livros do festival.

 

Para mais informações, confira o Edital e acesse os formulários de inscrição para [autoras](https://forms.gle/U4sFDYUFyiG4L8Pd9) e [editoras](https://forms.gle/XfRyaayT6jizZuTk7).

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page