Festival AfroEstima movimenta Macapá com cultura preta pan-amazônica
- juliarojanski
- 26 de mai.
- 1 min de leitura

Prepare-se para três dias de muita arte, música e representatividade! Vem aí o Festival AfroEstima, que acontece de 29 a 31 de maio, em Macapá, e irá comemorar a força e a diversidade da cultura preta pan-amazônica com uma programação gratuita e vibrante.
Com mostras de cinema negro pan-amazônico, debates, encontros culturais, além de shows, DJs e performances, o Festival será um espaço de expressão e resistência artística que convida toda a comunidade a se conectar com a ancestralidade e a potência da arte negra.
A programação acontece em diferentes pontos da cidade:
No Movieland, a partir das 18h, no Cine Teatro Territorial, às 16h, na UNA (União dos Negros do Amapá), com atividades a partir das 17h.
O evento AfroEstima é um movimento de valorização da identidade negra amazônica, com foco na troca de experiências, no fortalecimento de artistas locais e na ocupação dos espaços culturais da cidade.
No palco terá:
Escola de Samba Boêmios do Laguinho
Raízes da Favela
Nic Dias (PA)
MC Deeh + Yanna MC
Pretogonista
Hanna Paulino
Calçada da Fama
DJ Dropânda + DJ Delson Moreno
O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio dos editais SECULT - Latitude Zero (Edital nº 14/2023) e FUMCULT - Márcio Bacellar (In Memória, Edital nº 001/2024). Conta também com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, amparado pela Lei nº 0237/2017.
Quer saber tudo o que vai rolar? Acesse a programação completa no link.
A cultura preta amazônica está em movimento — e você é nosso convidado para viver essa experiência!
Comments