top of page

“De Férias com Machado” em sua 4ª edição com leitura de crônicas em encontro do clube Café Literário - AP

  • juliarojanski
  • 2 de jul.
  • 1 min de leitura


Neste mês de julho, os fãs de literatura brasileira têm um encontro marcado com a genialidade de Machado de Assis. Em sua 4ª edição, o projeto "De Férias com Machado", realizado pelo clube de leitura Café Literário-AP, convida leitores de todas as partes para explorar um lado menos conhecido e surpreendentemente atual do autor: suas crônicas jornalísticas.


Serão dois encontros virtuais, nos dias 15 e 29 de julho, sempre às 20h, via Google Meet, com a proposta de ler em voz alta e debater as crônicas do livro "Bons Dias", publicadas por Machado entre 1888 e 1889 na Gazeta de Notícias, sob o pseudônimo Boas Noites.


Sim, pseudônimo. E por um motivo curioso: como conta o pesquisador John Gledson, era comum no Império que colunistas escrevessem sob nomes fictícios para evitar represálias e garantir maior liberdade de expressão. O conteúdo dessas crônicas só foi reconhecido como obra de Machado nos anos 1950.


A coluna "Bons Dias" trazia uma média de três textos por mês e tratava de assuntos quentes da época, como política, cultura e espiritualismo, mas com a leveza e a ironia características do autor de Dom Casmurro. Entre reflexões sobre medicina popular, neologismos e o espírito do tempo, Machado entrega uma visão crítica, mordaz e elegante sobre o Brasil do século XIX, que em muitos momentos, ainda parece o Brasil de hoje.


Os encontros são gratuitos e abertos ao público. A ideia é ler em voz alta, conversar e redescobrir Machado, não só como o grande romancista, mas também como cronista afiado e observador incansável da sociedade.

 
 
 

Comments


bottom of page