top of page

Curta "A Mãe D’Água" mergulha nas lendas e ancestralidades do Norte

  • juliarojanski
  • 26 de mai.
  • 2 min de leitura


O cinema produzido no Amapá ganha mais uma joia para seu acervo cultural com o lançamento do curta-metragem “A Mãe D’Água”, que irá encantar o público com uma narrativa enraizada nas águas simbólicas da Amazônia.


Com roteiro de João Loureiro, direção de Maurício Silva e com a produtora audiovisual independente Macondo, eles se propõem e se dedicam a transformar os mitos, lendas e causos amazônicos em cinema.


Com uma equipe apaixonada pela cultura dos povos ribeirinhos, indígenas e comunidades da floresta, a Macondo aposta em uma narrativa que respeita a ancestralidade, que ouve antes de falar e que busca, em cada filme, o equilíbrio entre o ser humano e o ambiente onde vive.


O mais novo fruto dessa caminhada é o curta "A Mãe D’Água", que leva para as telas uma das lendas mais conhecidas da região, mas com um olhar enraizado no cotidiano amazônico. O filme resgata o encantamento da história da guardiã das águas, e também propõe uma reflexão sobre a relação espiritual e ecológica que as comunidades do Norte mantêm com os rios. "Nossa cultura tradicionalmente é uma cultura de respeito e cuidado à natureza, respeito à floresta, respeito às nascentes de água, que são o palco dessa produção", declara Cricilma Ferreira, uma das atrizes do elenco.


O elenco conta com nomes expressivos da cena artística local, como Luany Ferreira, Celeste Ferreira, Eloisa Vilhena, Inácio Ferreira, Negra Aurea, Angela Vilhena e Cricilma Ferreira, que dão vida a personagens profundamente ligados à terra e às águas do Amapá.

As gravações aconteceram em locações simbólicas como o Recanto da Família e o Sítio da Marry, lugares que, além de cenários naturais exuberantes, reforçam a conexão espiritual e cultural com o ambiente amazônico.


O curta também contou com importantes apoios que tornaram o projeto possível, como: Dr. Jack Corrêa, Negra Aurea, a iniciativa Rio Amazonas Limpo e Saudável, a Cooperativa de Artes Imagem e Cia, Xerox.com, e o Cine Toy.


Em breve, o público poderá acompanhar sessões especiais de lançamento e exibições públicas, que será no dia 29 de maio, às 15h, no Cine Teatro Territorial.


 
 
 

Comments


bottom of page