top of page

Cultura, Território e Clima: Amapá leva o saber do Meio do Mundo à COP 30

  • juliarojanski
  • há 45 minutos
  • 1 min de leitura

ree

Nesta segunda-feira (11), às 17h, na Green Zone da COP 30, acontece o painel “Territórios Culturais e Clima na Amazônia Amapaense do Meio do Mundo”, um encontro que coloca o Amapá no centro das discussões globais sobre cultura, território e sustentabilidade. A mesa reúne representantes que vivem e constroem, no dia a dia, a diversidade cultural e ambiental do estado, uma das regiões mais preservadas da Amazônia brasileira.


O painel, que integra a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, busca destacar o papel das expressões culturais e dos saberes tradicionais na defesa dos territórios amazônicos e na luta contra as mudanças climáticas.



ree

Entre os palestrantes estão Sônia Jeanjacque, secretária dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará; Elias dos Anjos, representante do Território das Águas e morador ribeirinho do Arquipélago do Bailique; Mapige Gemaque, artesã e coordenadora do curso técnico em artesanato do Centro Cultural Franco-Amapaense; e Otto Ramos, chefe de divisão do Ministério da Cultura (MinC) no Amapá. A mediação será feita por Carla Nobre, do Fórum Popular de Cultura do Amapá.


Durante uma hora de conversa, das 17h às 18h, os participantes vão compartilhar experiências que unem arte, ancestralidade e resistência, revelando como a cultura é também uma forma de cuidar da floresta e afirmar modos de vida sustentáveis.


Com o tema “Cultura, território e clima: o Amapá no coração da Amazônia”, o painel reforça a importância de incluir as perspectivas locais nas políticas globais de enfrentamento à crise climática, valorizando quem vive e cuida da floresta todos os dias.

 
 
 

Comentários


bottom of page