top of page

Clube de Leitura debate livro de Alcinéa Cavalcante, neste sábado (11)

  • Foto do escritor: Silvio Carneiro
    Silvio Carneiro
  • 9 de out.
  • 2 min de leitura

Texto de Elton Tavares

ree

O Clube de Leitura Café com Letras promoverá, neste sábado (11), a partir das 18h, na Livraria Leitura, no Amapá Garden Shopping, mais um encontro literário. Desta vez, o foco será o livro “Para Não Esquecer" (O Zezeu; 2024), de Alcinéa Cavalcante, em homenagem à escritora cujos versos atravessam o tempo e fortalecem a cultura amapaense.


A proposta é realizar um passeio pela trajetória poética de Alcinéa, com destaque para sua contribuição cultural incalculável para o Amapá, seu olhar sensível e a relevância de sua voz para a literatura amazônica. O evento será um momento de reflexão, poesia em voz alta e celebração da vida literária de uma mulher que, além de poeta, atuou no jornalismo e na militância política com firmeza e afeto.


De acordo com a escritora e advogada Soraia Brito, idealizadora e coordenadora do Clube de Leitura e Café com Letras, a programação contará com exposição dos livros da Alcinéa, bate-papo literário sobre sua vida/obra e declamações poéticas.


Trajetória literária de Alcinéa Cavalcante

Nascida em Macapá, em 1956, Alcinéa Cavalcante cresceu entre a poesia do pai e a força da mãe, cercada por livros e palavras carregadas de afetos. Sua produção literária é vasta e diversificada: escreveu poemas, participou de coletâneas, publicou títulos solo e colaborou na preservação da memória poética do Amapá.


Além da poesia, teve uma atuação marcante no jornalismo, onde uniu texto, sensibilidade e compromisso social. Seu trabalho registra e valoriza personagens, paisagens e acontecimentos do Estado, além de transformar o cotidiano em matéria poética e jornalística.


A militância cultural de Alcinéa reflete sua crença na cultura como instrumento de transformação, integração e dignidade. Em suas participações públicas, fez da literatura um caminho de reconhecimento, lembrança e reinvenção. Não è toa, ela é imortal da Academia Amapaense de Letras (AAL).


Quando o título “Para não esquecer” é escolhido para um encontro literário, não se trata apenas de um debate sobre versos, mas de um gesto de manutenção da memória de uma poeta que representa parte essencial da alma literária do Amapá.


Clube de Leitura Café com Letras

O Clube de Leitura Café com Letras, fundado em 2023, é um espaço cultural do Amapá dedicado à valorização da literatura e das artes. O grupo reúne escritores, leitores e amantes da cultura para compartilhar experiências, discutir obras, promover lançamentos e celebrar a produção literária amapaense e nacional. As atividades do clube fortalecem a cena cultural local e estimulam o hábito da leitura de forma coletiva e acessível.


Serviço:

Debate livro “Para não esquecer”, de Alcinéa Cavalcante e homenagem à escritora

Local: Livraria Leitura, Amapá Garden Shopping

Data: Sábado, 11 de outubro de 2025

Horário: 18h

Entrada: gratuita e aberta ao público

Realização: Clube de Leitura e Café com Letras

Mais informações: Soraia Brito – Telefone: 96-9 8118-1580

 
 
 

Comentários


bottom of page