top of page

Celebração Literária Honra o Legado de Fernando Canto

  • Foto do escritor: Silvio Carneiro
    Silvio Carneiro
  • 30 de jul.
  • 2 min de leitura

ree

Em homenagem ao Dia Nacional do Escritor, o Sesc Amapá promove, hoje (30), uma emocionante noite literária no Salão de Festas Maison Nuance, em Macapá. A programação reunirá leitores, autores e apaixonados pela cultura regional para o lançamento póstumo da obra “Um pouco além do arquipélago, onde acho que Deus mora”. A obra, publicada pela editora amapaense O Zezeu é a primeira publicação solo de textos inéditos após a morte do escritor Fernando Canto, falecido em 2024.


O evento também contará com um superlançamento coletivo de 22 autores amapaenses, destacando a diversidade literária local e a força da produção cultural da Amazônia.



Um pouco além do arquipélago, onde acho que Deus mora

A nova obra de Fernando é uma verdadeira travessia poética entre espiritualidade e cotidiano, entre os contos, crônicas e poemas que exploram memórias afetivas do arquipélago do Bailique, as raízes da Samaumeira e os rios amazônicos. O autor propõe um mergulho simbólico onde nada é sagrado ou profano, mas uma constelação de palavras estreladas.


Fernando Canto, natural de Óbidos (PA) e radicado no Amapá, foi sociólogo, poeta, dramaturgo, músico e um dos principais intérpretes da alma amazônica. Fundador do Grupo Pilão, autor de mais de 20 livros, participante de diversas coletâneas e festivais, ele deixou uma marca profunda na cultura regional. Em fevereiro desse ano, teve sua primeira publicação póstuma de textos inéditos na obra coletiva “Antolobares” (Paka-Tatu; 2025), publicada por amigos e parceiros como Luiz Jorge Ferreira, Elton Tavares e Lorena Queiroz.


Como em títulos anteriores — “Mama Guga”, “O Centauro e as Amazonas” e “Canção do Amor-Enchente” — sua escrita mistura lirismo, resistência e o cheiro da floresta molhada. O evento de hoje será uma celebração da brasilidade poética de Fernando e da continuidade de sua influência nas vozes que, hoje, despontam na literatura do Amapá.


Serviço:

Celebração do Dia Nacional do Escritor e lançamento do livro póstumo “Um pouco além do arquipélago, onde acho que Deus mora”, de Fernando Canto, com a participação de 22 autores amapaenses


Data: 30 de julho de 2025

Horário: 19h às 23h30

Local: Nuance Evento – Macapá/AP – Rua Jovino Dinoá, Nª 4570 – bairro do Beirol, zona Sul de Macapá.

Entrada franca

 
 
 

Comentários


bottom of page