top of page
Buscar
  • Foto do escritorSilvio Carneiro

CEAT LANÇA CONCURSO DE TEXTOS E DESENHOS PARA HOMENAGEAR GILBERTO GIL NA FLIST 2024

Você é fã de Gilberto Gil e tem talento para escrever ou desenhar? Então não perca a oportunidade de participar do Concurso CEAT: Textos e Desenhos para a FLIST 2024, que vai selecionar obras inspiradas na vida e na obra do artista e sua família, para serem publicadas em uma antologia virtual e apresentadas na 16ª Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), que acontecerá nos dias 04 e 05 de maio de 2024, na cidade do Rio de Janeiro.


O concurso é uma iniciativa do CEAT – Centro Educacional Anísio Teixeira, uma escola que atua há 50 anos na educação e na cultura de Santa Teresa, um dos bairros mais charmosos e boêmios do Rio. O CEAT realiza a FLIST desde 2009, com o objetivo de promover a literatura, a arte e a cidadania, reunindo escritores, ilustradores, músicos, atores, educadores e o público em geral, em um evento gratuito e aberto a todos.


O concurso tem duas modalidades: Escrita e desenho. Na modalidade escrita, os participantes podem enviar textos em português de conto, crônica, letra de canção ou poema, com temática livre, mas inspirada na obra de Gilberto Gil. Na modalidade desenho, os participantes podem enviar ilustrações de retrato ou caricatura de Gilberto Gil e/ou sua família, em cores ou preto e branco, ou outras expressões artísticas, como bordado, colagem, etc.


As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 de março de 2024, pelo site da FLIST ou pelo Correio, para o endereço do CEAT (Rua Almirante Alexandrino, 4098, Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20241-266). Podem participar do concurso pessoas residentes no Brasil, brasileiros residentes no exterior e cidadãos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), com mais de 10 anos de idade. Os menores de 18 anos devem ter autorização de um responsável. O regulamento completo do concurso pode ser consultado nos sites do CEAT e da FLIST.


Os trabalhos serão julgados por uma comissão de especialistas em literatura, que escolherão 20 obras para compor uma publicação virtual, que será lançada na FLIST 2024 e divulgada no site do CEAT. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão um destaque especial na publicação, que incluirá a biografia de cada autor. O resultado do concurso será divulgado nas redes sociais do CEAT.


O concurso é uma oportunidade para os escritores e artistas brasileiros mostrarem seus talentos e suas homenagens a um dos maiores ícones da música e da cultura nacional, que é Gilberto Gil, um artista que transita por diversos gêneros e estilos, que mistura tradição e inovação, que canta a alegria e a dor, que celebra a diversidade e a identidade, que é um exemplo de cidadania e de resistência.

3 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page