top of page
Buscar
  • Lulih Rojanski

Atenção para a chamada do Prêmio José Saramago!


Foi lançado hoje (16/11) o edital da 13ª edição do Prémio Literário José Saramago. Instituído para celebrar a contribuição do escritor português José Saramago (Prêmio Nobel de Literatura de 1998), esta premiação tem como objetivo ser um instrumento para a defesa da língua portuguesa, através do estímulo ao surgimento de jovens escritores.

De acordo com o regulamento disponível em https://www.premiojosesaramago.pt/regulamento o Prêmio, instituído pela Fundação Círculo de Leitores com periodicidade bienal, destina-se a promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa através do estímulo à criação literária e à dedicação à escrita por parte de jovens autores da lusofonia.

O Prémio elege uma obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, com um mínimo de 200 mil caracteres com espaços, escrita em língua portuguesa, por escritor com idade não superior a 40 anos, de qualquer país da lusofonia.

Nesta décima terceira edição, o Prémio distinguirá uma obra de um autor que, até a data de 8 de outubro de 2024, não tenha excedido a idade limite de 40 anos.

A obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será também distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia, com exceção do Brasil. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prêmio em dinheiro no valor de € 40 000,00 (quarenta mil euros), que será tratado como rendimento de propriedade intelectual.

Esta é uma ótima oportunidade para os jovens escritores que desejam ver suas obras publicadas e inseridas no mercado internacional. Acesse o site https://www.premiojosesaramago.pt/ e acompanhe todos os detalhes. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de maio de 2024.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page