top of page
Foto do escritorSilvio Carneiro

Alcinéa Cavalcante é homenageada na 22ª edição da Flip

Prêmio destaca os 100 melhores poetas da língua portuguesa na atualidade


A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chega à sua 22ª edição em 2024, ocorrendo entre os dias 9 e 13 de outubro. Durante o evento, a escritora amapaense Alcinéa Cavalcante será homenageada com o prêmio "100 Melhores Poetas da Língua Portuguesa”, concedido pela Editora Mágico de Oz em parceria com o Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal. A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de outubro na CASA LER, em Paraty (RJ). O prêmio reconhece autores que se destacaram ao longo do ano, levando em conta critérios como talento, criatividade, e contribuição cultural.


Membro da Academia Amapaense de Letras (AAL), Alcinéa é autora de obras como "Paisagem Antiga", "Estrela Azul", "Em Poucos Versos" e "Caneta Dourada". Sua produção literária também se estende a diversas antologias, tanto nacionais quanto internacionais, como o conto "A Pedra Encantada do Guindaste", publicado na antologia "Melhores Obras do Século" e o poema "Poema para o Amigo", presente na antologia "Olhar Bilateral", lançada no Salão do Livro de Turim, Itália.


Alcinéa já recebeu diversas honrarias, como o Prêmio Camões, concedido pelo Núcleo de Letras e Artes de Portugal, e integrou a antologia "Les Plus Belles Oeuvres de ce Siècle" com o conto "La Pierre Enchantée", obra lançada em Paris, no Museu do Louvre, e no Museu do Perfume, em Marrakesh, Marrocos.


Além de escritora, Alcinéa Cavalcante é professora, jornalista e pioneira na criação de um blog no Amapá, que se tornou uma importante plataforma cultural. Ela também se destacou na promoção de movimentos literários, como o Grupo Universo e o Poesia na Boca da Noite, e atua como representante da Rede de Escritoras Brasileiras no Amapá.


Alcinéa segue os passos de seu pai, o poeta Alcy Araújo Cavalcante, preservando e ampliando o legado literário no estado.



*Informações de Elton Tavares

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page