top of page
Buscar
  • Foto do escritorSilvio Carneiro

Abril da Resistência: Cultura e Conscientização em Destaque na Bibliogarden

Evento gratuito reunirá artistas, estudantes e ativistas em uma programação diversificada





Macapá, Amapá - Nos dias 17 a 19 de abril, a Bibliogarden - Biblioteca Comunitária situada no Amapá Garden Shopping, será palco do evento "Abril da Resistência", uma iniciativa que visa promover a conscientização sobre as lutas históricas dos povos indígenas e das mulheres. Sob a organização do grupo Abeporá das Palavras, com o apoio do Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria Estadual da Educação, e da Prefeitura de Macapá, o evento contará com uma ampla programação cultural e educativa.


Artistas de diversas vertentes culturais e literárias do Amapá se unirão a alunos da Escola Estadual Indígena Jorge Iaparrá, Escola Estadual Nancy Nina da Costa e Escola Estadual Mário Quirino da Silva, juntamente com convidados especiais, para uma série de atividades engajadas. Estão previstas rodas de conversa, exposições fotográficas, performances artísticas, recitais e uma sessão de cinema do "Cine Juremas".


O evento terá início às 18h e promete proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre questões fundamentais para a sociedade. "A Bibliogarden é um local de expressão e debate, e estamos muito entusiasmados em sediar o 'Abril da Resistência', que busca celebrar as vozes e as lutas dos povos indígenas e das mulheres", declarou Pedro Stkls, poeta e um dos coordenadores da Bibliogarden.


A programação conta com nomes de destaque no cenário cultural amapaense, como Paiodhy Rodrigues, Sophia Pinheiro, e a exibição de filmes produzidos localmente. Além disso, haverá espaço para o intercâmbio entre estudantes indígenas e artistas locais, fomentando o diálogo e o aprendizado mútuo.


Confira a programação completa do evento:


Quarta-feira, 17 de abril:

- 18h: "As multivivências na cultura do teatro ao cinema" - Palestra com Paiodhy Rodrigues

- 18h30: Apresentação do Turé e roda de conversa sobre cultura e resistência.

- 19h30: "Cântico de uma travesti" - Performance de Sophia Pinheiro

- 20h: "Remix Poesia" - Apresentação do grupo Poetas Azuis


Quinta-feira, 18 de abril:

- 18h: Exibição do curta "A cena da cena" - Cia. Supernova

- 18h30: Exposição "Ritos de Passagem" - Mapige Gemaque

- 19h: Cine Juremas - Sessão de cinema com filmes produzidos no Amapá, seguido de roda de conversa.


Sexta-feira, 19 de abril:

- 18h: Exposição fotográfica "Ecos do Amapá" - Raih Amorim

- 18h30: Recital "Cigana do Oriente" com Camila Nobre e Gizele Belfor

- 19h: Leitura de textos do livro "A descoberta do mundo em Clarice Lispector" seguido de debate.


O "Abril da Resistência" promete ser um evento marcante, celebrando a diversidade cultural e promovendo a conscientização sobre questões sociais importantes para o estado do Amapá e para o país como um todo. A entrada é gratuita e aberta a todos que desejam participar e contribuir para essas importantes discussões.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page