top of page
Buscar
  • Foto do escritorSilvio Carneiro

25 anos depois, "O Benzedor de Espingarda" ganha 2ª edição.


Radicado no Amapá há mais de 40 anos, o maranhense de Vitória do Mearim, Paulo Tarso Barros nasceu e viveu uma infância e adolescência de sonhos, fantasias, brincadeiras e aprendizados de garoto ribeirinho, capturando em sua subjetividade o linguajar dos caboclos e transformando tudo isso em sua arte literária. "É isso que me gratifica e recompensa por dar sobrevida a essas personagens, meus irmãos, da mesma terra, das mesmas águas, de um pedaço do Brasil pródigo em cultura e de belos falares – pois foi ouvindo esses caboclos de linguajar tão rico e melódico, durante os muitos anos de convivência, que comecei a idealizar esta obra para contar um pouquinho de suas histórias", afirma o escritor que, dentre os vários prêmios e honrarias, hoje ostenta o título de Imortal da Academia Amapaense de Letras, ocupando a cadeira 31, cujo patrono é Paul Ledoux e o fundador, José de Alencar Feijó Benevides.

E deste universo lúdico, surgiu, em 1998, o livro O Benzador de Espingarda, que reúne textos escritos entre os anos 70 e 80, incluindo textos publicados em antologias de contos, através de premiações em concursos literários e outros tantos publicados em Jornais de Macapá (AP).

Agora, 25 anos depois, O Benzador de Espingarda ganha uma segunda edição revisada que será lançada no próximo dia 04 de dezembro, às 18:30h, no SESC Centro (Macapá-AP). "Ao reeditar esta coletânea, abro uma exceção para comentar e comemorar. No transcurso desse tempo alguns contos foram excluídos, para diminuir o custo ou porque eu não mais via sentido em torná-los públicos", lembrou Paulo.

O escritor, que muitas vezes pensou em desistir e destruir os originais da obra, traz agora um livro renovado, ilustrado com as xilogravuras do artista plástico Airton Marinho, primo e vizinho do menino Paulo, lá em Vitória do Mearim. Airton Marinho conheceu quase todas as personagens que são apresentadas neste livro e que inspiraram as histórias – e por isso soube enriquecer o texto que amorosamente escrevi e reescrevi tantas vezes, saboreando cada momento de convivência com essas criaturas que, ao transmudarem-se para o meu universo literário, adquiriram a dimensão mágica dos seres imortais, que vão ressurgir a cada novo leitor", conclui o escritor.


Serviço:

Sessão de autógrafos da 2ª edição do livro de contos O Benzedor de Espingarda.

Data: 04 de dezembro de 2023.

Horário: 18:30h

Local: SESC Centro (Macapá-AP)

Vendas antecipadas pelo PIX: 14646633272 (CPF)

Mais informações: (96) 99197-0017 (Cecília Lobo)


Sobre o autor:

Acesse o perfil de Paulo Tarso Barros aqui mesmo no Zezeu: https://www.ozezeu.com/paulo-tarso-barros



22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page